Tarot Person@

Este tarot foi realizado à partir de uma série de analogias entre o sentido e simbolismo das cartas, pessoas conhecidas e fatos. Construído segundo escolhas dos membros da comunidade:

[TARÓLOGOS ☥ Dúvidas sobre tarô]

Este exercício é uma forma gostosa de aprender o tarot, além de treinar nossas percepções de como ele pode se aplicar à vida, no significado de nossos ídolos, referências e acontecimentos marcantes de nossa história.  O objetivo não é ver tais escolhas como representações categóricas, mas observar raciocínios, pontos de vistas, de diferentes pessoas. Esperamos que seja proveitoso para todos, viaje conosco!

O LOUCO

Raul Santos Seixas, o “Raulzito”, “Maluco Beleza”, foi um cantor e compositor baiano, consagrado através de uma série de músicas de protesto, que continuam lembradas até hoje em regravações. Suas posições polêmicas e seus discursos musicados resultavam invariavelmente no cantor ser taxado de complicado, individualista e louco, como o nosso arcano zero ou 22 do tarot. Mas o magérrimo, desleixado e cabeludo Raulzito, com seu bigode, cavanhaque e sempre portando óculos escuros, foi reconhecido, com o passar dos anos, como um criador vanguardista.

Letra Maluco Beleza

Enquanto você/Se esforça pra ser/Um sujeito normal/E fazer tudo igual…Eu do meu lado/Aprendendo a ser louco/Maluco total/Na loucura real…
Controlando/A minha maluquez/Misturada/Com minha lucidez…Vou ficar/Ficar com certeza/Maluco beleza/Eu vou ficar/Ficar com certeza/Maluco beleza…
E esse caminho/Que eu mesmo escolhi/É tão fácil seguir/Por não ter onde ir…(…)


O  MAGO

Representa o impulso inicial, a força de vontade, a capacidade de tomar a iniciativa.

Nesse aspecto, podemos associar a figura do Mago à Aleister Crowley, citando uma de suas mais célebres frases: “Magia é a Ciência e a Arte de causar Mudança de acordo com a Vontade”.

Nessa frase vemos a importância que Crowley dá à Vontade. A carta do Mago nos convida a apostarmos na força de nossa vontade, a acreditarmos nela e no seu poder de mudança, ou seja, no potencial que temos dentro de nós para causar mudança em nossas vidas.

A SACERDOTISA

A papisa, símbolo da sabedoria, intuição e do mistério, tem aqui a escritora Clarice Lispector como referência.
Nascida  na Ucrânia, foi trazida ao Brasil com poucos meses de vida.
Ao mesmo tempo que ousava desvelar as profundezas de sua alma em seus escritos, Clarice Lispector costumava evitar declarações excessivamente íntimas nas entrevistas que concedia, tendo afirmado mais de uma vez que jamais escreveria uma autobiografia.
Isto porque Clarice por inteiro só os verdadeiramente íntimos conheceram e, ainda assim, com detalhes minuciosamente protegidos por zonas de sombra. A verdade é que a escritora, que reconhecia com espanto ser um mistério para si mesma, continuará sendo um mistério para seus admiradores.
É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer.
Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto, como o que sinto se transforma lentamente no que digo”
. [Clarice Lispector  em Fragmentos diversos perdidos em minha agenda]

A IMPERATRIZ

Angelina Jolie como embaixatriz da ONU, vem demonstrando especial atenção à questão das crianças de países pobres. Ela luta através de sua imagem pública, para conscientizar e chamar a atenção da população em geral para esse problema; e através da pessoa por detrás da imagem pública, a mulher Angelina, mostra-se sensibilizada a ponto de adotar crianças de outros países, de outras raças, evidenciando assim sua vontade de fazer com que essas crianças tenham a oportunidade de crescerem bem e saudáveis.

Angelina representa as características da Imperatriz no melhor sentido “Mãe”, propiciadora do crescimento. Muitas vezes também, esse arcano é associado à beleza… Angelina Jolie, por sua vez, já foi associada várias vezes como símbolo de beleza nos dias atuais.

A Imperatriz representa o solo fértil, a possibilidade de criar e fazer desabrochar as coisas novas. Representa abundância, criatividade, crescimento. Como muitas vezes esse arcano também pode representar gravidez, podemos também associar esse aspecto à Angelina, que já é mãe de 6 crianças (se não errei a contagem), entre adotadas e naturais.
“Quando me apaixono, me apaixono por um ser humano. Eu não vejo um homem ou uma mulher, uma pele negra ou branca, um adolescente ou um cinqüentão, mas uma alma da qual sou o complemento”. [Angelina Jolie]

O IMPERADOR

Bill Gates, imperador Tecnológico,  adquiriu ao longo dos anos uma fama de visionário (apostou no mercado de software na época em que o hardware era considerado muito mais valioso) e de negociador agressivo, chegando muitas vezes a ser acusado por concorrentes da Microsoft de utilizar práticas comerciais desleais.

Possui o domínio global dos sistemas de software,com sua criação,  o Windows, e já declarou ser mais poderoso que o presidente dos EUA.

No dia 27 de Junho de 2008, Bill Gates retirou-se definitivamente da Microsoft para se dedicar inteiramente aos seus projectos filantrópicos. O imperador vai mesmo largar o cetro?

“Há pessoas que não gostam do capitalismo, e pessoas que não gostam de PCs. Mas não existe ninguém que goste de PCs e não goste da Microsoft.” [Bill Gates]

O PAPA

Aqui literalmente o papa, João Paulo II. Líder carismático, representante do Vaticano e dos dogmas e ideais da Igreja Católica. A figura do hierofante, no tarot, refere-se à algo intitucionalizado, como também à educação e a moral, e João Paulo II encarnou esses valores até nas piores situações.

Sofreu um atentado na tarde de 13 de maio de 1981, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, durante uma audiência pública.

Mais tarde, segundo os princípios católicos, João Paulo II perdoou o assassino e até o visitou na prisão. Com a intermediação do João Paulo II, ele deixou a prisão italiana após 19 anos.

A morte do Papa no ano de 2005, uniu pessoas do mundo todo na Basílica de São Pedro para o velório.

OS ENAMORADOS

Esse arcano pode se referir à um grande amor, ou à uma grande escolha a ser feita.

Nesses dois aspectos podemos associá-lo à figura do casal John e Yoko. Ninguém tem dúvida do grande amor que essas duas pessoas viveram… muitas vezes evidenciado e declarado publicamente em canções das mais belas que o mundo já ouviu.

Contudo, a história conta que para viver esse amor, John, em determinado momento de sua vida, teve que fazer uma grande e difícil escolha… seus companheiros de banda (os Beatles) se sentiram bastante incomodados com a enorme simbiose do casal. Muitos acusam Yoko como sendo o pivô da separação dos Beatles.

Fato é que John fez sua escolha, e em nenhum momento pareceu se arrepender dela. Ele escolheu o amor de sua vida.

O CARRO

O arcano do Carro significa que os desafios devem ser superados para que se alcance o verdadeiro progresso.

Ayrton Senna foi um exemplo de superação e de sucesso. Ele foi a prova viva de que, se confiarmos em nossas capacidades, podemos superar as adversidades e alcançar o progresso. No início de sua carreira na Fórmula 1, ele pilotava um carro de uma escuderia menor, e nem por isso deixou de brilhar e mostrar seu valor.

Na história de Ayrton na Fórmula 1, não faltam exemplos de corridas em que, por algum motivo (geralmente algum erro da equipe na troca de pneus) ele despencava da primeira colocação para a última… e o mundo via assombrado aquele piloto ir galgando posição atrás de posição, até alcançar a vitória numa chegada, não raro, emocionante.

Houve determinada ocasião, em que ele superou um problema de paralisia facial. Com força e determinação, ele reconquistou sua saúde e fez de sua breve carreira (e de sua própria vida) um exemplo de superação das adversidades.
Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não.” [Ayrton Senna]

A JUSTIÇA

Sir Isaac Newton  foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista e filósofo natural.
A 3ª Lei de Newton nos fala: “A toda ação, há sempre oposta uma reação igual”.
Assim, a ligação entre as duas é imediata: o tipo de energia que empregamos em nossa vida hoje, será o tipo de energia que teremos influenciando nossa vida no futuro.

Essa força que Newton chamava de sentido oposto, não precisa ser necessariamente aparente. Um silêncio, uma omissão, tudo isso é algum tipo de reação.

As leis da física são universais e como dizia Hermes Trimegisto, O que está acima é como o que está embaixo. Do mesmo modo, vivemos ajustando as nossas leis, as criadas pelos homens, segundo as ações e reações de nosso meio. Criamos papéis, regulamentos, leis e regras, mas de qualquer forma a carta da Justiça nos fala que nós somos os responsáveis pelo que acontece em nossas vidas, que colheremos aquilo que plantarmos.

O EREMITA

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844 na Alemanha.  Pensador muito comentado na atualidade, crítico feroz da moral judaico-cristã, viveu muitas vezes solitário. Em”Assim falou Zaratustra” escreveu:

“Eu vou sozinho, pois, meus discípulos! E também vóis ireis embora sozinhos!É assim que eu quero e deve ser”.

Nietzsche continuou sozinho seus estudos e desenvolvimento de idéias, ajudado apenas por poucos amigos na revisão de seus textos.
“Torna-te quem tu és”, dizia Nietzsche… Mas como fazer isso? A resposta vem do Eremita: recolha-te e medite. A imagem do Eremita significa uma atitude profunda e sábia de recolhimento para formentar o entendimento. Ele traz a luz para iluminar o caminho… a luz está dentro de nós, assim como todas as respostas.
“Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profissão for aceito como uma variedade de homem superior, não poderá haver resposta à pergunta: Que é a verdade?
Pois a verdade já foi posta de cabeça para baixo quando o advogado do nada foi confundido com o representante da verdade”
. [Nietzsche]

A RODA

“O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo”. [Nelson Mandela]

Nelson Rolihlahla Mandela é um exemplo de como a vida de uma pessoa pode ter altos e baixos, viradas do destino e que nunca é tarde para tentar.

Foi líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. Mandela continuou na prisão até fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da paz em 1993.

Tudo isso prova, que mesmo para casos complicados, a roda do destino nunca cessa em girar.

A FORÇA

“O lado amoroso é espontâneo, mas na minha carreira eu tenho controle total.” [Madonna]

Madonna foi um exemplo vivo de que com força de vontade, charme e muita paixão, atingindo patarames inesperados seja no amor ou na carreira profissional. Ela foi uma pessoa que lutou contra todos os preconceitos, a começar pelo pai que não aceitava seu modo de ver a vida. Saindo cedo de casa, Madonna passou por todas dificuldades que uma pessoa sem dinheiro e sem nenhum conhecimento pode passar para sobreviver: já comeu até restos de comida dos McDonald’s da vida.

Houveram vários homens em seu caminho, até que ela subisse os degraus e fosse reconhecida como uma material girl.
Hoje uma mãe e mulher exemplar. Soube como ninguem usar os escândalos a seu favor, promovendo filmes, singles e tudo que fez a sociedade ver assuntos considerados tabus: sexo, homossexualismo, de forma diferente.
O signo da cantora é leão, e ela demonstrou que sabe domar o leão da carta 11 e  utilizar da ousadia para enfrentar as dificuldades, conquistando seus objetivos.

O PENDURADO

Esta carta aponta para sacríficios valiosos, aquilo lutamos idealisticamente, nossa preocupação com os demais, os mártires em nome de uma causa, as estagnações e os sofrimentos.

Representando isso, Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, teve uma infância pobre, como milhares de brasileiros excluídos, nativos da região Norte. Participou ativamente junto aos seringueiros na luta contra o desmatamento. Isto se deu através dos “Empates”, que consistiam em reunir grande número de seringueiros, trabalhadores rurais,  mulheres e filhos,  no meio da selva ou na beira dos rios, a fim de impedir as derrubadas das árvores pelos peões dos fazendeiros e seringalistas, que surgiam armados de foices, machados, motosserras e máquinas.

Chico Mendes sofreu ameaças de morte e perseguições. Infelizmente, após a tortura da carta 12, chegou a vez da 13. Chico teve a sua vida ceifada por mãos criminosas em 1988, por lutar pelos seus direitos, como também pela preservação ambiental da Região Amazônica.

Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria à pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então, eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia”.  [Chico Mendes]

A MORTE

Representando a carta da Morte, citamos um samurai famoso, chamado Miyamoto Musashi , que dedicou sua vida a alcançar a perfeição através da arte da espada. Lutou e venceu mais de 60 duelos de vida ou morte, e nunca foi derrotado. Até hoje, é inspiração e reverenciado pelo povo Japonês.

Os samurais deveriam seguir um código de honra. Muitos – a maioria, na verdade – o faziam até a morte. Esse código era chamado Bushido, “o caminho do guerreiro”. Com a pratica do desapego,o Zen Budismo se relacionava com o Bushido, através do destemor do perigo e da morte.

O Japão, uma ilha no meio do oceano, possui um povo que passou por grandes transformações. São uma potência tecnológica, a partir de uma série de “mudanças de casca coletivas”, onde o tradicional, os templos, se misturam ao futurismo hi-tech. As borboletas, símbolos da transformação, provavelmente povoam esta ilha.

O verdadeiro significado dos acontecimentos que marcam uma vida, só podem ser avaliados com precisão ao fim dela.“[Miyamoto Musashi]

A TEMPERANÇA

Símbolo de continuidade,parcimônia, convalecencia, harmonia, a temperança nos faz aguardar o tempo certo.

O técnico José Roberto Guimarães perseverou com o time feminino, confiou nas meninas do volei e finalmente conquistou a medalha de ouro olímpica!

Segundo ele, todo o trabalho feito para “curar” o time depois da derrota na semifinal em Atenas até o lugar mais alto do pódio em Pequim, valeu a pena e ele pretende continuar com o time. “Sou fiel às mulheres”, diz o técnico.

E já acalmando os humores, mostra que ainda mantém a temperança após a euforia:

“É preciso tranqüilidade, respeito e cabeça no lugar para continuar que o que a gente já conquistou. Agora a pressão vai ser maior e não podemos cair no ‘oba-oba’ de sermos os melhores”.

Que o anjo da guarda os proteja!

O DIABO

Marilyn Manson é um cantor americano, cujo nome artístico resulta da junção dos nomes de duas personalidades: Marilyn Monroe e Charles Manson. Marilyn Monroe foi um símbolo sexual da década de 50/60 ; e Charles Manson ficou conhecido como o formador de uma seita fanática que cometeu vários assassinatos. A carta do Diabo tem vários aspectos, dentre eles: a vulnerabilidade do Homem perante os vícios e excessos; a dependência; a submissão; o abuso de poder. Enfim, o Diabo nos alerta sobre o poder destrutivo de impulsos naturais quando estes são desconhecidos e não controlados.

Os aspectos do arcano XV podem ser relacionados não só com o cantor americano Marilyn Manson, como também com as duas personalidades em que seu nome foi inspirado: Marilyn Monroe e Charles Manson.

Marilyn Manson, o cantor, traz em seu corpo aspectos masculinos e femininos. Por vezes nos parece uma criatura hermafrodita. O arcano do Diabo, em muitos baralhos é representado como uma figura com seios de mulher e um falo masculino.

Quando todos os nossos desejos forem realizados, muitos de seus sonhos serão destruídos.” [Marilyn Manson]

A TORRE

A carta da XVI está claramente demonstrada aqui. Uma torre imponente, atingida por um avião, gerando destruição, morte e queda.

Uma das mais ousadas e cruéis ações terroristas de toda a História aconteceu em 11 de setembro de 2001. Nesse dia, o mundo inteiro parou perplexo para acompanhar o ataque que pôs abaixo um dos símbolos do poderio econômico norte americano: as torres gêmeas do World Trade Center (WTC).

Mas, ainda não acabou. Osama Bin Laden e sua Al-Qaeda foram oficialmente acusados pelos atentados. Por conseqüência, o governo norte-americano decidiu atacar e derrubar os governos do Afeganistão e do Iraque, em uma campanha conhecida como “Guerra ao Terrorismo”.  Este trauma, não será superado facilmente.

A ESTRELA

Tenzin Gyatso, monge budista, doutor em filosofia budista, é a estrela guia e a esperança do povo Tibetano, como também a inspiração para muitas pessoas no globo.

Dalai significa “Oceano” em mongol e “Lama” é a palavra tibetana para mestre, guru, e várias vezes referido por “Oceano de Sabedoria”.

Amante dos ideiais da estrela, defensor incansável da não-violência, da tolerância, do diálogo e da preservação dos recursos naturais do planeta, percorre o mundo convidando-nos a refletir sobre a necessidade de uma convivência harmônica entre os povos, as culturas, as religiões e a própria natureza.

O monge serve como símbolo de fé e empenho  para acreditarmos em um mundo melhor .

Quando os seres humanos se desentendem, mostram que esqueceram suas semelhanças fundamentais para supervalorizar razões secundárias. Por razões secundárias um homem destrói outro homem e destrói o planeta que o abriga”.[Dalai Lama]

A LUA

”Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”.[Frida Kahlo]

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (nascida no México em 6 de julho de 1907 – falecida 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana. Os seus quadros representam fundamentalmente a sua experiência pessoal, em particular os aspectos dolorosos da sua vida, dentre eles, o acidente em que quebrou vários ossos, sendo obrigada a usar coletes ortopédicos, ficarndo muitas vezes de cama. Além disso, ela sofreu um aborto de um filho muito desejado.

Sua arte expressa a desintegração do seu corpo, onde Frida atravessou a escuridão e os medos da carta da lua. Das profundezas de suas angústias, transformou sua dor em uma arte muito profunda. Infelizmente, seu sofrimento ainda era grande. Depois de algumas tentativas de suicídio, em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo foi encontrada morta. Não se descarta que ela tenha morrido de overdose, que pode ter sido acidental ou não. A última anotação em seu diário diz “Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais retornar“. [Frida]

O SOL

Como carta de brilho, sucesso, o Sol figura Os “garotos de Liverpool”, ou “Fab Four” – “quarteto fabuloso” – como eram chamados. Obtiveram fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas para uma banda musical, e tornaram-se a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX. Suas vestimentas, os cortes de cabelo, e sua crescente consciência social influenciaram a forma de ser dos jovens daquela geração; por causa disso, criou-se o termo beatlemania.

Após a banda se separar em 1970, todos os quatro membros iniciaram uma carreira solo de sucesso.

O destaque da imagem é para música Yellow submarine, onde podemos ver um aspecto alegre, brincalhão, colorido, dignos da carta do sol.

Yellow Submarine

Na cidade onde eu nasci/Viveu um homem que partiu para o mar/E ele nos contou a sua vida Na terra dos submarinos amarelos
Então nós navegamos até o sol./Até que descobrimos um mar verde/E nós vivemos sob as ondas /Em nosso submarino amarelo/Todos nós vivemos em um submarino amarelo/Submarino amarelo, submarino amarelo
[…]

O JULGAMENTO

Como carta que fala do juízo final, dos resgates do passado, aqui figura o Calendário Maia.

Os primeiros estudos arqueológicos dos Maias  revelaram uma nação de astrólogos que buscavam o conhecimento e haviam construído um fabuloso conjunto de estruturas, inclusive um observatório astronômico.

Os maias acreditavam que a humanidade seria conduzida a uma dimensão mais alta no período de tempo que atravessamos. Eles denominavam o fim do ciclo de seu calendário, como o Fim dos Tempos.

Há  também correlação com o alinhamento da Terra  (que ocorre a cada 25 mil anos), ao Centro da Galáxia (onde se supõe haver um buraco negro),  que seria o ponto final do Calendário Maia, muito conhecido por ser baseado nos ciclos galáticos.

Esta energia teria a capacidade de abrir nossa mente a verdades, aceitações e consciência que hoje podemos apenas conjecturar. E uma mente mais liberta dos grilhões da carne tende a se elevar, se evoluir. Ou a se julgar – se auto-julgar – de forma negativa . Então – contam os Maias – o Homem pode avançar a um estágio evolutivo maior, tornar-se um ser melhor, em maior comunhão com o Universo. Ou pode ser o fim da civilização como a conhecemos.

O MUNDO

A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.

A carta do mundo representa a totalidade, a variedade de novas possbilidades, contatos com outras línguas, culturas, informações. A internet é a visão e concretização dessa abertura.

No Orkut

[Escolha da Pessoas e Fatos]

[Votação]

AGRADECIMENTOS AOS PARTICIPANTES

Samantha Attias “Ereshkigal Neith”
†Flávio† .
Marcelo Hiramatsu
Antônio de oliveira
Priscila L.
☆ Daiana ☆
Lola .
Heloh N
Senhor da Vida na Terra
Cake  ۞
Safira °
ルシアナ ℒu ℒɛɓɛℒ
T… .
Iris Medeiros
Lucia Macedo

DESIGN

ルシアナ ℒu ℒɛɓɛℒ

TEXTOS E ADAPTAÇÕES

Safira °
Samantha Attias “Ereshkigal Neith”
Senhor da Vida na Terra
ルシアナ ℒu ℒɛɓɛℒ
T… .

  • Myrella

    Muito bom!

  • Leila Patricia

    Gostei muito

  • Daniele

    Adorei essa maneira de expor as cartas do tarot e associá-las a pessoas e coisas que conhecemos tão bem. Genial.

  • odir_fontoura

    FANTÁSTICO…

    Trabalho excelente!