Naipe de Paus Tarot Person@

Este tarot foi realizado à partir de uma série de analogias entre o sentido e simbolismo das cartas, pessoas conhecidas e fatos. Construído segundo escolhas dos membros da comunidade:

[TARÓLOGOS ☥ Dúvidas sobre tarô]

Este exercício é uma forma gostosa de aprender o tarot, além de treinar nossas percepções de como ele pode se aplicar à vida, no significado de nossos ídolos, referências e acontecimentos marcantes de nossa história.  O objetivo não é ver tais escolhas como representações categóricas, mas observar raciocínios, pontos de vistas, de diferentes pessoas. Esperamos que seja proveitoso para todos, viaje conosco, agora no NAIPE DE PAUS!!!

PAUS ( elemento FOGO): É a representação do potencial criador humano, suas iniciativas, inspirações, espiritualidade, aquilo que anima cada um de nós. Por ter relação com a vitalidade, podemos verificar que o naipe toca esportistas, empreendedores, idealistas, líderes, tudo aquilo que nos entusiasma e nos põe em movimento de conquista. O fogo em excesso pode criar conflitos de ego, tirania, vaidade, brigas e confrontações. O fogo une as pessoas em torno de seu calor, porém também queima quando mal utilizado. Vejamos!

ÁS DE PAUS

Criatividade – Potência – Inspiração

A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a  lenda de Prometeu  que teria roubado o fogo a Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições.Atualmente, o ritual de acender a tocha Olímpica ainda inicia os jogos atuais, assim como um às de paus, abrindo toda a jornada do naipe, inspirando pessoas, mantendo os corações em chamas.

Na Grécia Antiga, o fogo simbolizava a criação do mundo, a renovação e a luz. A chama olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica, união entre diferentes nacionalidades, línguas, religiões e raças. É o símbolo preliminar da competição ideal, nobre olímpica, da amizade, e da coexistência pacífica. Desde os primórdios, o esporte sempre foi o laço de fraternidade entre as nações, onde cada um dos atletas usa seu fogo interior para realizar as maiores façanhas, buscar as medalhas após longos períodos de treino, mostrar sua arte, enfim mostrar com criatividade e coragem o que vieram fazer no mundo.

02 DE PAUS

Domínio- Ceder o seu legado ao mundo

A construção de Brasília foi, sem dúvida, um dos fatos mais marcantes da história brasileira do século XX. A ideia de construir uma nova capital no centro geográfico do País estava prevista na Constituição de 1891, na Constituição de 1934  e na Constituição de 1946, mas foi
adiada, sua construção, por todos os governos brasileiros desde 1891. A promessa de construir Brasília foi feita, por JK, no dia 4 de abril de 1955, em um comício, em Jataí, no estado de Goiás, quando, no final do comício, JK resolveu ouvir perguntas de populares, e, o estudante para tabelião Antônio Soares Neto, o Toniquinho, perguntou a JK se este iria cumprir toda a constituição do Brasil de 1946. Este prometeu e cumpriu e assim pudemos ver o desdobramento deste 2 de paus. A construção de Brasília tem sido cantada em prosa e verso. Para uns, representou a prova do voluntarismo irresponsável de nossas elites. Para outros, foi um momento significativo de um tempo de esperança. Brasília é, portanto, uma síntese do Brasil, com seus aspectos positivos e negativos, mas é também testemunho de nossa força viva latente. Do ponto de vista do tesoureiro, do ministro da Fazenda, a construção da cidade pode ter sido mesmo insensatez, mas do ponto de vista do estadista, foi um gesto de lúcida coragem e confiança no Brasil definitivo.”

03 DE PAUS

Analisar a melhor estratégia – Novos começos

Fábio Assunção em dezoito anos de profissão, consagrou-se como ator do primeiro time da Rede Globo, entretanto a emissora decidiu afastá-lo devido à sua dependência de drogas.
Para o imenso público cuja admiração ele conquistou, sua recuperação pode ser um poderoso símbolo de vitória contra o vício. Os especialistas dizem que, se ele persistir no tratamento, a chance de sucesso é da ordem de 80%. Recentemente, Fábio tornou a brilhar na minissérie “Dalva e Herivelto”. Um novo começo,  lutar por si próprio e por tudo o que
conquistou é o 3 de paus, agora o grande papel de Fábio Assunção.

04 DE PAUS

Festejos em massa – Experienciar eventos afortunados – Alívio da pressão

O Brasil ganhou a disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O Rio de Janeiro bateu a cidade de Madri (Espanha) na rodada final da disputa para conquistar o direito de organizar os Jogos. Com isso, realiza um sonho que começou em 1992 . Com a vitória, o Rio setorna a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada. Além disso, faz o Brasil repetir os feitos de México, Alemanha e Estados Unidos, que organizaram, com diferença de dois anos, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.
O povo brasileiro festejou em toda parte, comemorou o 4 de paus, porém isto é apenas um começo, ainda há muito pela frente!

05 DE PAUS

Rixa – Espírito competitivo – Percalços no caminho

A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada quatro anos, mas falando de um 5 de paus podemos ressaltar a rivalidade entre Brasil e Argentina, protagonistas de jogos emocionantes, decisoes dramaticas e até batalhas campais. Por isso, sua velha rivalidade – na bola e, as vezes, na briga – se transformou no classico do continente. Como será agora na Copa de 2010 se jogarem um time contra o outro?!

Todo brasileiro que gosta de futebol odeia perder da Argentina. E vice-versa. A rivalidade se apoia em uma razão simples: ambos acreditam ter a melhor seleção do mundo. Juntas, as seleções já venceram sete das 18 Copas do Mundo, além de 22 edições da Copa América. O equilíbrio entre as equipes é tão grande que, pelos dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 92 confrontos, o Brasil tem 36 vitórias contra 33 da Argentina. São 23 empates e os argentinos têm um gol a mais (146 a 145) – até agosto de 2009.

06 DE PAUS

Triunfo – Reconhecimento – Defender os seus interesses

Kathryn Bigelow tornou-se a primeira mulher a levar o Oscar de melhor direção por sua performance em “Guerra ao Terror”, sobre uma equipe de soldados norte-americanos no Iraque. Seu trabalho também levou o Oscar de melhor filme.

Ela competiu com o ex-marido James Cameron, de “Avatar”. Concorriam ainda na categoria Jason Reitman, Lee Daniels e Quentin Tarantino. Triunfo maior que ganhar do ex-marido consagrado e propagandeado, só o 6 de paus explica!

07 DE PAUS

Provocação- Fé indestrutível – Rivais

Os concursos de Miss propõem uma competição para a escolha da mulher mais bela. É neste contexto que se insere a ditadura da beleza. Com um sorriso no rosto, o concurso de Miss reflete um modo sutil de duelo, mas que está muito presente nos dias de hoje.

Beleza é algo, na sua essência, muito relativo. Contudo, com o crescimento da burguesia e do capitalismo, a beleza foi padronizada, sendo transformado em algo fundamental, encaixando as pessoas nos modelos estabelecidos.  De certa forma, isto virou uma guerra, exaltando a aparência, a inveja, um jogo para tirar a coroa das outras Misses ou Misters.  Se o seu tipo físico foge ao ideal buscado pela maioria, inevitavelmente, você estará de fora. Será ? O 7 de paus é um símbolo que pode revelar que mais que bela aparência, a fé indestrutível em si mesmo(a) e auto-estima sadia pode superar as oposições!Confiança no próprio taco e  “Missegure” se for capaz!

08 DE PAUS

Agir com agilidade e rapidez – Novidades – Notícias

A imagem do arremesso de dardos figura o simbolismo dos paus em movimento da carta de Waite. O lançamento do dardo é um desporto relacionado ao atletismo  e é praticado por homens e mulheres. O dardo é um objeto em forma de lança, feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. O lançador faz um giro rápido com o corpo e lança. O dardo costuma sair das mãos do atleta  com uma velocidade de 100 km/h. Após o voo, o dardo aterra numa zona relvada que costuma ocupar a zona central dos estádios de atletismo. A marca obtida pelo atleta é medida pelos oficiais, desde a zona de lançamento até ao primeiro ponto onde o dardo tocou no chão. A imagem do lançamento de dardo propõe o símbolo do impulso, da dinâmica e velocidade do 8 de paus e as notícias importantes que chegam até nós direto ao ponto.

09 DE PAUS

Prevenção – Desconfiança dos que o rodeiam – Pronto para qualquer eventualidade

Durante a disputa do salto com vara feminino na Olimpíada de Pequim, a atleta Fabiana Murer perdeu seu equipamento de salto. Ela não, eles. Isso mesmo, a comissão organizadora chinesa ficou responsável por todo o equipamento das atletas e sumiram com a vara de Fabiana. Ela, ansiosa pelo salto, ficou muito nervosa e abalada com a situação. Tentou até impedir que a prova continuasse, mas não houve jeito: teve que adaptar uma das varas que tinha para o salto e infelizmente apenas gerou uma experiência traumática.
Porém, a persistente e determinada Fabiana Murer, já gata escaldada de 9 de paus, não vai dar mole de novo. Não para de ganhar medalhas após o incidente em Pequim, a vitória mais recente no Meeting de Atletismo de Roma, quarta etapa da Liga de Diamante, com a marca de 4,70 metros.

10 DE PAUS

Opressão – Sobrecarga – Dificuldade no esforço mental

Herbert Lemos de Sousa Vianna é o vocalista, guitarrista  e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso. Herbert desde cedo gostou de pilotar helicópteros  e ultraleves, quando um dia sofreu um acidente aéreo com o ultraleve que pilotava. O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória  depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado quatro álbuns após o acidente. O 10 de paus de Herbert foi pesado, opressivo, mas com muito esforço e apoio, ele prossegue com seu talento.

VALETE DE PAUS

Voluntariedade – Entusiasmo

A menina Maísa, de apenas 6 anos foi descoberta no programa de calouros do Raul Gil e mais tarde contratada pelo SBT, onde apresenta várias atrações infantis e participava do quadro Pergunte à Maísa, no Programa do Silvio Santos. Além de chamar atenção por sua espontaneidade e alegria inesgotável, Maísa também faz sucesso com as frases que disse durante o programa, como: “Opa, tô bêbada”, depois de tropeçar no palco, e “Vaca é tua mãe, Silvio”, quando não entendeu uma piada do apresentador.
Sem dúvidas Maísa é uma grande comunicadora e com uma inteligência precoce. Isso daria panos para um naipe de espadas, porém ela foi escolhida como um valete de paus, por ser uma criança com um temperamento voluntarioso, criativo,  poder de se impor até mesmo diante do famoso apresentador de TV. Acabou dando problema, quando um dia ele a fez chorar em rede nacional.

CAVALEIRO DE PAUS

Paixão extremada – gosto por proezas – audácia

Revolucionário e líder político latino-americano, cuja negação a aderir-se tanto ao capitalismo quanto ao comunismo ortodoxo, transformou-o num emblema da luta socialista. Por sua aparência selvagem, romântica e revolucionária, Che Guevara tornou-se um mito, ainda figurando camisas e imagens de rebeldia nas mentes adolescentes. As opiniões sobre Che são contraditórias, mocinho ou vilão, assassino ou libertador, isso não vem ao caso, ele figura o Cavaleiro de Paus representando alguém apaixonado por uma causa, destemido e aventureiro.

RAINHA DE PAUS

Simpatia – Carisma – Coragem para enfrentar desafios

Beyoncé Giselle Knowles  mais conhecida simplesmente como Beyoncé é uma cantora, dançarina, compositora, arranjadora vocal, produtora e atriz americana. Com uma bela voz, cheia de atitude, um modo de dançar arrojado e sensual, sua carreira de sucesso continua em alta. Inicialmente,  era integrante do  grupo Destiny’s Child, porém a independência desta rainha de Paus logo se destacou,  com muita presença de palco, fartos quadris e postura de diva. Mesmo para os não amantes do gênero, pelos discos vendidos, prêmios e carisma há de se reconhecer: Beyonce é poderosa.

REI DE PAUS

Dominador – Iluminação – Generosidade

Um exemplo de estilo Rei de Paus e personalidade, é o ícone pop/rock mundial, Paul David Hewson, ou simplesmente Bono, o vocalista da banda irlandesa U2. Além de líder do grupo, é ativista pelos direitos humanos e tem um poder encantatório em palco, a ponto de inflamar a plateia e deslumbrar os seus fãs em competência, charme, elegância e carisma.
Em tempos de famosidades meteóricas, Bono é o que podemos chamar de celebridade mundial que veio para ficar. É admirado por líderes políticos, religiosos e entidades filantrópicas; já foi duas vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz e tem uma coleção de Grammys.

Tópico de Sugestões

Tópico de Votação

Agradecimentos

Energia
Beth
Senhor da Vida
Lady Dell
Flávia
Ticiane
Júlia

Arte, pesquisa e adaptação de texto
Luciana Lebel

  • Adorei essa abordagem dos arcanos menores sendo associados à personalidades importantes e eventos. Assim fica bem mais fácil de compreender! Estou ansioso para ver a descrição dos demais nipes! Adoro o blog =*

  • tarologovox

    Em primeiro lugar gostaria de elogiar esse trabalho criativo. As vezes eu me pegava fazendo essas comparações, mas tudo muito por acaso.
    Interessante mas importante ressaltar que pra chegar no rei de paus (Bono Vox) ou rainha (Beyonce) eles tiveram que passar por todos os outros naipes, não so os próprios naipes de paus, como também todos os outros naipes, a começar por ouro (o conhecimento do próprio corpo e de quem você é), depois espadas (o conflito desolado da mente) e copas (o mais espiritualizado desses anteriormente citados) pra finalmente Bono Vox, no naipe de Paus.
    De qualquer forma quero dizer, como tarologo por natureza e devoto de krishna, que quase todas essas comparações foram felizes e exatas.
    Parabens!